Todas informações da chuva de meteoros Geminídeas 2015


A chuva de meteoros Geminidas, também conhecida como Geminídeas ou Gemínidas acontece todos os anos, entre os dias 09 e 19 de dezembro, mas é entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2015 que teremos o privilégio de observar o máximo da chuva de meteoros Geminidas 2015, quando serão esperados 120 meteoros riscando o céu a cada hora! Geralmente, a taxa de meteoros da chuva Geminidas é de aproximadamente 80 por hora, porém os especialistas estão esperando algo grandioso para este ano, especialmente por conta do brilho da Lua que não irá interferir na observação das belas "estrelas cadentes".

A chuva de meteoros Geminidas é uma das maiores chuvas de meteoros do ano. Diferente de algumas chuvas que são dificilmente vistas, a Geminidas produz meteoros fáceis de seres avistados, e não deve decepcionar os entusiastas que estão esperando ansiosamente por este belíssimo evento.


Veja abaixo algumas informações sobre este espetáculo astronômico.

Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2015?

Para observar uma chuva de meteoros não é necessário utilizar qualquer tipo de equipamento, como binóculo ou telescópios. Como os meteoros riscam uma grande parte do céu, o melhor é visto a olho nu. Qualquer equipamento vai atrapalhar a sua visão de qualquer meteoro, e no caso da Geminidas 2015 não será diferente.

O pico da chuva Geminidas 2015 acontecerá na madrugada do dia 13 (domingo) para o dia 14, quando cerca de 120 meteoros devem riscar o céu a cada hora. O radiante (região do céu em que os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Gêmeos, próxima à estrela Castor. Mas lembre-se: para ver os meteoros, você não precisa olhar diretamente para esta constelação, mas sim ficar com o corpo virado na direção em que ela se encontra.


Nessa época do ano, a constelação de Gêmeos nasce à leste por volta das 21h00 do seu horário local, mas é somente após à meia noite, quando a constelação de Gêmeos ganha altura no céu, que os meteoros são esperados. O melhor horário para observar essa chuva é exatamente após às 02h00 da madrugada (não importa em qual local do globo você está, será sempre às 02h00 da madrugada). Neste ponto, a constelação de Gêmeos já está quase à norte, rumando em direção ao oeste.

Dicas para uma ótima observação da chuva de meteoros Geminidas 2015

Para aproveitar o máximo dessa chuva, procure um luga longe de poluição luminosa, onde o céu seja o mais escuro possível. Reserve pelo menos uma hora para observação do céu, já que a nossa vista leva cerca de 20 minutos para se acostumar com o escuro.


Sente-se ou deite numa posição confortável, e não foque sua visão em apenas um lugar. A maior parte dos meteoros surgirão próximos da constelação de Gêmeos, porém, uma grande quantidade pode surgir em diferentes partes do céu. Ah! E uma boa companhia pode fazer a noite ficar ainda mais mágica!

O que causa a chuva de meteoros Geminidas?

A chuva de meteoros Geminidas ocorre quando a Terra passa pelos fragmentos deixados pelo objeto 3200 Faetonte, um asteroide de 5 quilômetros, com características atípicas, o que sugere um cometa que perdeu todo seu material volátil. E no início de dezembro, o nosso planeta sempre passa pelos rastros deixados por esse grande objeto. Esses fragmentos entram na atmosfera da Terra com uma velocidade tão alta (cerca de 130.000 km/h) que o ar funciona como uma barreira, criando o brilho intenso conhecido como estrela cadente.

Por que essa chuva de meteoros se chama Geminidas?

O nome das chuvas de meteoros acompanham a região do céu que elas parecem surgir. No caso dessa chuva de meteoros, podemos observá-la a partir da constelação de Gemini (Gêmeos), e por isso, a chuva de meteoros originada do asteroide Faetonte ganhou o nome de "Geminidas", assim como a Orionidas (constelação de Órion), Perseidas (constelação de Perseus), etc.

Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário